Vídeo: Youtuber acusado de saltar e derrubar avião de propósito para ganhar views está sendo investigado

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre um youtuber que postou um vídeo em que ele salta de paraquedas de um avião enquanto filma a aeronave até ela cair. Trevor Jacob tem sido alvo de críticas por supostamente ter planejado o incidente, derrubando de propósito o veículo.

Nas cenas, o youtuber pilotava um Taylorcraft BL64 que tinha acabado de comprar e que aparentava estar em um estado de “degradação”, precisando de manutenção. Jacob, que é ex-snowboarder olímpico, sobrevoava as colinas da Floresta Nacional de Los Padres, Califórnia, e dizia que estava indo participar de algumas aventuras gerais, como parapente e snowboard.

O youtuber também mencionou que estaria espalhando as cinzas de seu amigo Johnny Strange durante o voo. Strange morreu em 2015, em um acidente de wingsuit, e Jacob explicou que o amigo amava as montanhas de Sierra Nevada.

Enquanto voava, o motor do Taylorcraft supostamente perdeu potência, parou e não pôde ser reiniciado. Jacob então pulou, filmando todo o momento (o avião também estava equipado com câmeras ao longo do corpo, que gravaram as cenas até o momento da queda em uma área isolada).

O rapaz continuou a filmar a si mesmo enquanto descia e disse: “É por isso que eu sempre voo de paraquedas”. Já em solo, o youtuber caminhou até os destroços do avião, filmando as ferragens, e seguiu até o dia escurecer e aparecer alguém que o ajudou.

Até esta manhã de quinta-feira (20/01), o vídeo (postado em 24 de dezembro do ano passado), já contava com mais de um milhão de visualizações e 12 mil curtidas, com os comentários desativados. O site The Drive registrou que, antes da desativação, havia mais de 5 mil comentários, muitos dos quais tratando o acidente como sendo encenado.