Vivaldo Costa chama atenção para discussão sobre saúde mental

Deputado estadual Vivaldo Costa - PV. Foto: Divulgação

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) fez pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, falando sobre saúde mental, que ele aponta ser uma preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do RN e de todos os municípios.

“Infelizmente constatamos que no Brasil faltam psiquiatras, falta o programa de saúde mental, falta uma atenção maior para com as pessoas que adoecem e que não têm onde ser atendidas. Há alguns anos, fecharam os hospitais psiquiatras do Brasil e desestimularam a formação de médicos psiquiatras. A população, se vai ao pronto socorro do hospital regional, não tem psiquiatra”, contou. Ele acredita que deveria ter em todos os hospitais regionais psiquiatras e leitos para psiquiatria, para que os doentes tenham internação curta.

“Não podemos ficar de braços cruzados, é um tema que deve ser levado à discussão. A falta de assistência ao doente mental é constatado e é grave essa constatação. A partir daí, muitas coisas graves acontecem, como o suicídio. É um problema que atinge um percentual muito grande da população”, completou.

Ele lembrou que existe uma Lei de iniciativa de seu mandato, a Lei “A vida fala mais alto”, baseada em caso do município de São José do Seridó, “que permitiu que a população tivesse assistência capaz de enfrentar o suicídio e de reduzir os casos praticamente a zero”. O parlamentar informou que esta Lei foi aprovada por unanimidade, sancionada, mas falta colocar em prática para evitar problemas de saúde mental.