Vivaldo Costa pede criação de Programa de Prevenção e Tratamento das Doenças Vasculares

Deputado estadual Vivaldo Costa. Foto: Divulgação

O deputado Vivaldo Costa (PSD) protocolou requerimento, nesta terça-feira (15), solicitando a criação de um Programa de Prevenção e Tratamento das Doenças Vasculares. O pedido que foi defendido no plenário da Assembleia Legislativa, deverá ser encaminhado a governadora Fátima Bezerra e ao Secretário da Saúde Pública, Cipriano Maia.

A criação do Programa de Prevenção e Tratamento das Doenças Vasculares tem como objetivo principal difundir informações sobre o funcionamento do sistema vascular e as diversas patologias a ele associadas. As doenças vasculares são causadoras de muitos óbitos em toda a humanidade e passaram a causar ainda mais preocupação ao comprovadamente agravarem o quadro clínico de pessoas acometidas com a Covid-19.

Vivaldo Costa, que é médico, defendeu a ideia. O parlamentar lembrou das sequelas que a Covid tem deixado na sociedade e que muito precisa ser repensado. “Apesar de inicialmente ter sido considerada uma doença respiratória, a Covid-19 é, na verdade, uma doença vascular, como confirmou recentemente um estudo publicado por uma equipe internacional de cientistas, na revista Circulation Research”, contou.

UERN: Plano de cargos, carreira e remuneração

Finalizando o horário destinado às lideranças, na sessão desta terça-feira (15), o deputado Vivaldo Costa (PSD) destacou a aprovação, em plenário, do plano de cargos, carreira e remuneração dos professores da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), e do plano de cargos dos servidores técnicos administrativos da entidade. “Uma instituição de muito valor que merece o apoio que recebeu hoje desta Casa”, destacou.

Em clima de celebração, o deputado destacou os esforços dos envolvidos nestas conquistas, que marcam uma luta histórica, e parabenizou a governadora Fátima Bezerra, segundo ele, “por estar cada vez mais avançando no ensino oferecido ao povo do RN”. Encerrando sua fala, rememorou a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte e parabenizou o trabalho do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Quero agradecer ao ministro Rogério Marinho pela atenção aos problemas do nosso estado”, finalizou.