Vivaldo Costa pede que governo do estado priorize ações de saúde mental

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), durante pronunciamento nesta quarta-feira (30), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), solicitou ao governo estadual, e especialmente à Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), que priorize ações voltadas para a saúde mental.

“A saúde mental é tratada com muito descaso em todo o Brasil, como se a doença fosse só física. Precisamos focar no tratamento desse problema e dar condições à população que sofre desse mal. A população mais pobre não tem acesso ao tratamento, não tem um ambulatório, não tem o serviço de profilaxia, nem a presença de psiquiatras”, disse.

O parlamentar destacou que o Governo do Estado do RN fechou todos os hospitais psiquiátricos e disse que eles seriam substituídos pelos leitos no Hospital Geral, mas, segundo ele, isso não está acontecendo. “No pronto-socorro não tem a presença do psiquiatra. Aqueles leitos no interior do estado para tratamento psiquiátrico não funcionam e não têm equipe capacitada. Nada faz uma família sofrer mais do que um parente doente sem ter alternativa de tratamento”, completou.