Vivaldo Costa solicita criação de programa para enfrentar praga que está atingindo lavouras no Rio Grande do Norte

O deputado Vivaldo Costa (PSD) apresentou sugestão ao Governo do Estado durante fala, em sessão remota nesta terça-feira (18), para que seja implantado um programa de enfrentamento a praga que tem destruído as plantações de sorgo no Seridó. O parlamentar informou que tem uma peste atingindo a plantação nas cidades de São José do Seridó, Caicó, Cruzeta, e outros municípios do Rio Grande do Norte.

“Este apelo peço que seja endereçado a Governadora Fátima Bezerra, Secretário da Agricultura e a Emparn. Antes este parasita atingia somente a cana de açúcar e agora chegou as nossas lavouras. O homem do campo está sendo penalizado. Em nome do pequeno agricultor, peço socorro”, contou.

Bacia Leiteira em perigo

Vivaldo Costa destacou também a dificuldade do pequeno produtor de leite da região do Seridó. “A região do Seridó tem a maior bacia leiteira do RN. É praticamente a única maneira de sobreviver do sertanejo na região rural, organizando a sua vacaria. O trabalhador faz dessa atividade uma maneira de sustentar a família. Mas, em 10 anos de seca seguida, a economia do Seridó ficou muito reduzida e a situação praticamente insustentável”, disse.

Conforme o parlamentar, hoje os insumos são caros e comprometem a produção. “Eu recebi essa demanda do presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Raimundo Nonato, e ele expressa o sofrimento dele e de todo pequeno produtor, já que o preço do leite está cada dia mais reduzido e o preço do concentrado cada dia mais alto”, explicou. Ele pediu às autoridades responsáveis para que sejam tomadas providências imediatas para socorrer o pequeno produtor de leite.