‘Vovó da facção’ cobra mensalidade de membros em áudio no PI: ‘facção de coração’; ouça

g1 teve acesso nesta terça-feira (16) a um áudio da “vovó da facção”, idosa que não teve seu nome informado, onde ela cobra a mensalidade de um dos membros do grupo. Ela destaca o compromisso do pagamento já que o grupo está fechado “de coração” com a facção.

“É o seguinte, vamos arcar com nossos compromissos. Nós ‘fechemos’ uma facção de coração, não foi? Ninguém obrigou você, nem eu, nem outras pessoas. Só que nós temos que arcar com nosso compromisso, que é pagar o nosso caixinha, para ter o nosso direito. Porque desde quando nós fechamos na organização, nós sabemos que nós temos que pagar o caixinha”, diz a ‘vovó’ no áudio.

A Polícia Civil divulgou ainda imagens de um caderno com anotações de nomes, pagamentos e informações sobre a contabilidade do grupo criminoso.

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a idosa de 60 anos atuava como “tesoureira” e administradora da facção criminosa.

Ela recebia e anotava a mensalidade que os membros da organização precisavam pagar ao grupo. Além disso, ela também supervisionava se os criminosos estavam seguindo o código de conduta definido.

“No seu depoimento a ‘vovó da facção’ confessou que há cerca de três anos ela e outros membros iniciaram o núcleo do grupo criminoso no bairro Dagmar Mazza, onde foi presa. A senhora traficava drogas e monitorava os faccionados”, afirmou o delegado Charles.

No momento da prisão, os dois netos da idosa estavam na residência, um de 8 e outro de 3 anos, filhos da mulher de 32 anos que também foi presa na operação junto com a mãe.

G1/PI