Zelensky diz que “é questão de tempo” Rússia atacar Otan

Foto: Handout / UKRAINE PRESIDENCY / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, voltou a pedir, na noite desse domingo (13.mar.2022), à Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte), uma zona de exclusão aérea em seu país. Segundo ele, caso isso não ocorra, “é questão de tempo” para membros da organização serem atacados pela Rússia.

“No ano passado, eu deixei bem claro para os líderes da Otan que eles não fossem duros o bastante nas sanções preventivas contra a Rússia, que ela poderia começar uma guerra. Nós estávamos certos”, disse.

“E agora repito novamente: ‘Se vocês não fecharem nossos céus, é apenas uma questão de tempo até que mísseis russos caiam em seu território, no território da Otan, nas casas dos cidadãos da Otan’”, afirmou.

Segundo Zelensky, 35 pessoas morreram e 134 ficaram feridas em ataques aéreos contra uma base militar no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, membro da Otan.

“Mísseis russos e bombas atingiram nosso país novamente. De leste a oeste, 30 mísseis apenas na região de Lviv. O bombardeio do Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança matou 35 pessoas e feriu outras 134. Nada do que acontecia ali era uma ameaça ao território da Federação Russa. E apenas a 20 km da fronteira com a Otan”, disse.

Zelensky ainda enviou mensagem aos ucranianos: “Passamos pela pior privação da nossa história”, mas ainda é preciso lutar para “proteger o que temos de mais precioso”. “Nós vamos vencer, acredito nisso”, concluiu.

Poder360