Ator Alec Baldwin dispara arma cenográfica, mata cinegrafista e fere diretor em set de ‘Rust’

Alec Baldwin mata cinegrafista acidentalmente com disparo de arma cenográfica. Imagem: lev radin / Shutterstock.com

Na última quinta-feira (22), ator Alec Baldwin, de 63 anos, disparou uma arma cenográfica durante as gravações do filme independente ‘Rust‘ no Novo México (EUA), no exato momento em que gravava uma cena. A polícia investiga a situação como um acidente, que causou a morte da cinegrafista Halyna Hutchins e feriu o diretor da produção, Joel Souza

Hutchins, de 42, foi atingida no abdômen e transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, onde resistiu por alguns momentos antes de falecer. Já Souza, 48 anis, foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vincent, em Santa Fé, onde recebeu tratamento de emergência para os ferimentos, segundo o gabinete do xerife do condado.

Em comunicado oficial da polícia, Hutchins e Souza “foram baleados quando uma arma de fogo foi disparada por Alec Baldwin, 68 anos, produtor e ator”. Após a chegada dos oficiais no Bonanza Creek Ranch, uma locação cinematográfica famosa ao sul de Santa Fé, o ator foi interrogado por investigadores e estava “desesperadamente chorando”.

Ninguém foi preso no incidente e nenhuma acusação foi apresentada, disse o gabinete. Os detetives entrevistaram testemunhas, e o incidente permanece sob uma investigação “aberta e ativa”, de acordo com informações da polícia. Por ora, todo o caso é investigado como acidente, porém mais provas, assim como conversas com testemunhas, serão coletadas para análise.

Os representantes de Baldwin , por ora, não responderam a um pedido de comentário.

“Recebemos a notícia devastadora esta noite, que um de nossos membros, Halyna Hutchins, a diretora de fotografia de uma produção chamada ‘Rust’ no Novo México, morreu em decorrência de ferimentos sofridos no set”, disse John Lindley, presidente da International Cinematographers Guild. “Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para aprender mais e apoiamos uma investigação completa sobre este trágico evento. Esta é uma perda terrível, e lamentamos o falecimento de um membro da família de nossa comunidade”.

A atriz Frances Fisher, uma das estrelas do filme, tuitou na noite de quinta-feira (21) que Souza havia dito a ela que “já estava fora do hospital”. Olhar Digital