‘Pandemia está longe de acabar’, diz chefe da OMS

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em foto de 3 de julho de 2020 — Foto: Fabrice Coffrini/Pool via Reuters/Arquivo

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira (12) que a pandemia do coronavírus “está longe de acabar”, mas ponderou que há “vários motivos para ser otimista”.

O chefe da OMS disse em entrevista coletiva ser possível controlar a Covid-19 “dentro de alguns meses” se ações coordenadas de saúde pública forem criadas e respeitadas pela população, e também se o acesso igualitário à vacinação for garantido pelos governos.

A OMS alertou que a pandemia está em um momento crítico e que o número de casos de Covid-19 no mundo terminou em alta pela sétima semana consecutiva – apenas nos últimos sete dias, foram mais de 4,4 milhões de novos casos da doença.

“Nós também queremos ver sociedades e economias reabrindo, e viagens e comércio recomeçando”, disse Ghebreyesus. “Mas, neste momento, unidades de tratamento intensivo de muitos países estão sobrecarregadas e pessoas estão morrendo – e isto é totalmente evitável.”

O chefe da agência de saúde da ONU fez também um apelo aos mais jovens. Segundo ele, parece que muitas pessoas desta população “parecem não se preocupar com a Covid por serem mais novos”.

G1