Pré-candidato a deputado estadual tem liderança no Alto Oeste Potiguar
O desembargador aposentado Expedito Ferreira de Souza, que tem história no Alto Oeste Potiguar, onde iniciou sua vida no município de Alexandria, e é pré-candidato a Assembleia Legislativa se soma ao grupo do PSDB que vão tomar decisão conjunta para o Governo do Estado.
Dr. Expedito tem vários serviços prestados à magistratura potiguar. Ele foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e do Tribunal Regional Eleitoral, além de ter se destacado como juiz em Mossoró por um grande período.
O caldo no PSDB vem engrossando para se tomar a mesma decisão em relação a governador. Além do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, a deputada Cristiane Dantas, o líder do PSDB na Assembleia, Taveira Júnior, o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago, a médica Júlia Almeida, pré-candidata a deputada estadual, o ex-vice-governador Fábio Dantas, e o ex-prefeito Flávio de Berói, que concorre a deputado no PSDB e exerce liderança em Nova Cruz e no Agreste. Agora se soma o desembargador Expedito Ferreira, nome que vem sendo trabalhado para a Assembleia Legislativa.
A pré-candidatura de Jorge do Rosário (PL) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ganhou um importante reforço na região Agreste. O jovem empreendedor e liderança política Joabe Medeiros anunciou oficialmente seu apoio ao projeto político de Jorge e assumirá a coordenação da pré-campanha do pré-candidato em Serrinha.
Reconhecido como um dos principais quadros políticos do município, Joabe destaca que a parceria representa uma oportunidade de ampliar a atuação em favor da população local. “Sempre senti a vontade de contribuir mais para o bem-estar das pessoas. Por isso, mais uma vez, estou me disponibilizando para servir à comunidade de Serrinha, através do apoio ao futuro deputado Jorge, que será um parceiro da nossa cidade”, afirmou.
Joabe tem se destacado pelo trabalho junto à juventude e pela capacidade de mobilização política no município. À frente de um grupo de jovens lideranças, ele é apontado como uma das forças da política serrinhense. A adesão fortalece a presença de Jorge na região Agreste e amplia o diálogo com diversos segmentos da sociedade local.
Para Jorge, a chegada de Joabe à coordenação da pré-campanha em Serrinha representa a união de forças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios do interior. “Joabe é uma liderança respeitada, preparada e que conhece de perto as necessidades da população. Fico muito feliz em contar com seu apoio e sua disposição para construir um projeto que leve mais oportunidades e melhorias para Serrinha e para todo o Rio Grande do Norte”, destacou.
O pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) reuniu cerca de 120 lideranças políticas de diversos municípios do Seridó na tarde deste sábado (13), em Caicó. O encontro, realizado no auditório do Hotel Porto Bello, contou com a presença de vereadores, suplentes, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e representantes de diferentes segmentos da região.
Durante o evento, Jorge destacou seu compromisso com o fortalecimento dos municípios seridoenses e defendeu a união de esforços em favor do desenvolvimento regional. “O Seridó terá uma mão amiga para ajudar suas cidades na hora da precisão, lutando pelo crescimento e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O clima de entusiasmo marcou todo o encontro. Em diversos momentos, as lideranças presentes interromperam o discurso do pré-candidato com manifestações de apoio e gritos de “É tempo de Jorge”, demonstrando a receptividade ao projeto político que vem sendo construído para as eleições de 2026.
O senador Styvenson Valentim mantém uma agenda intensa de entregas e visitas pelo interior do Rio Grande do Norte. Na última segunda-feira (8), foram entregues cinco caminhões-pipa a municípios potiguares: Jundiá, Angicos, Senador Elói de Souza, João Dias e Taipu. Os veículos foram viabilizados junto ao Ministério da Agricultura por meio do PROMAQ.
“Um caminhão-pipa não transporta apenas água. Ele leva alívio, dignidade e esperança. A verdadeira política é aquela que chega onde a necessidade está”, destacou o senador Styvenson Valentim.
Os prefeitos beneficiados celebraram a conquista. Ariosvaldo Bandeira, o Louvado, de Taipu, ressaltou que o veículo será essencial para atender a população. “Nesse período em que ele é senador já destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas, melhorando a vida do nosso povo. Taipu agradece de coração”.

O prefeito de Elói de Souza, Kerginaldo Medeiros, o Juninho de Kerginaldo, afirmou que o caminhão reforçará o abastecimento de água. Já a prefeita de João Dias, Maria de Fátima Mesquita, a Fatinha Mesquita, comemorou: “Esse importante equipamento amplia nossa capacidade de atendimento às demandas do município.”
O prefeito de Jundiá, Carlos Antônio, o Galego dos Touros, também destacou o impacto da entrega. “Com o apoio do senador, recebemos um caminhão-pipa 0 km que vai contribuir para atender ainda melhor nossa população.”
Mineradores da Serra do Porção em Ouro Branco, na região do Seridó iniciaram a organização para retomada das frentes de trabalho que ocupam 500 famílias – direta e indiretamente – na extração do quartzito itacolomito, uma rocha ornamental amplamente utilizada na construção civil para revestimentos de pisos, paredes, piscinas e calçadas.
Atendendo exigências da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, (Fapern), Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, (MPT-RN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), os mineradores e técnicos estão reorganizando a Cooperativa dos Mineradores da Serra do Porção, que centraliza a atividade de lavra da mineração na região, em uma área de 268 hectares.

Um edital dos cooperados foi publicado para uma assembleia geral dos mineradores, nas próximas semanas. A Câmara Municipal de Ouro Branco tem apoiado a causa. O presidente da Casa, Júnior Nogueira, os vereadores Maiza, Kleginaldo Medeiros e Dedé organizaram uma audiência dos mineradores na presidência da Assembleia Legislativa essa semana, onde o deputado Ezequiel Ferreira encaminhou o retorno dos trabalhos, e destacou a questão social, para a volta das famílias, que precisam desses empregos e rendas para viveram.
Os mineradores de Ouro Branco pediram diálogo com representantes do poder público e solicitaram alternativas que permitam a continuidade do trabalho de forma regularizada, argumentando que a atividade é a principal fonte de renda da região. A Serra do Poção é a principal formação geográfica e acidente oreográfico de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, localizada a apenas 9 km do centro da cidade.
O pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) realiza neste sábado, 13, mais uma etapa da Caravana Jorge pelo RN. O encontro acontecerá às 14h no auditório do Hotel Porto Bello, em Caicó, reunindo lideranças políticas, representantes de segmentos produtivos e apoiadores da região do Seridó.
Jorge quer promover o diálogo sobre desafios e potencialidades da região. “Depois do grande evento de Mossoró, a vez de Caicó e de todo o Seridó receberem a nossa caravana. Queremos ouvir as lideranças, conhecer de perto as demandas da população e construir um projeto para o Rio Grande do Norte” destacou Jorge.
O evento deve reunir cerca de 100 lideranças políticas de todos os municípios.

A pré-candidatura de Jorge do Rosário (PL) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue conquistando novos apoios. Desta vez, a caminhada recebeu a adesão do diretor do Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Norte (SINDIGUARDAS-RN), Heber Monteiro, e do assessor Michael, que passam a integrar o projeto político liderado por Jorge.
A aproximação ocorre em torno da defesa das pautas dos guardas civis municipais, categoria que busca avanços em reivindicações históricas relacionadas à valorização profissional.
“Estamos juntos defendendo a pauta dos guardas civis, principalmente a recomposição salarial e os ajustes na questão previdenciária”, destacou Jorge.
Heber e Michael afirmaram que a categoria está mobilizada e unida na luta pelos seus direitos e veem em Jorge uma voz importante para fortalecer a defesa das demandas dos guardas municipais no Legislativo estadual.
Com atuação em diversas regiões do Rio Grande do Norte, as lideranças destacaram a importância de ampliar a representatividade da categoria e reforçaram a confiança no compromisso de Jorge com as pautas da segurança pública municipal.
O PSDB não tomou nenhuma decisão nas últimas horas. O que continua nos bastidores são as torcidas organizadas em frenesi constante, como se a eleição fosse domingo. Tem partidos, inclusive, querendo anunciar ou decidir pelos tucanos.
O Blog Jair Sampaio checou e não existiu nenhuma reunião agendada hoje com nenhum grupo. Ou seja, PSDB continua conversando com quem quer o diálogo com os tucanos, e o grupo irá tomar a decisão em conjunto, respeitando a premissa do diálogo aberto com todos os pré-candidatos, seja Allyson Bezerra, Cadu Xavier ou Álvaro Dias.
De acordo com o que apuramos, todo cuidado com as especulações e torcidas partidárias é pouco neste momento. E, quem mais anseia pelo apoio do PSDB, pode perder o jogo em razão da ansiedade crônica.
Fonte/Jair Sampaio
Mineradores da Serra do Poção, área localizada entre o município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, e o município de Várzea, na Paraíba, foram recebidos em audiência pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), nesta quarta-feira (10), em busca do apoio do Legislativo para a retomada das frentes de trabalho que ocupam 500 famílias – direta e indiretamente – na extração do quartzito itacolomito, uma rocha ornamental amplamente utilizada na construção civil para revestimentos de pisos, paredes, piscinas e calçadas.
“O grupo de mineradores de Ouro Branco expôs a necessidade da retomada da atividade em virtude do forte impacto econômico na região, provocando desemprego imediato e insegurança social entre as famílias envolvidas em Ouro Branco. Nós que somos do semiárido temos a consciência da necessidade da geração de emprego e renda nestas localidades”, disse Ezequiel Ferreira.
Durante a reunião representantes da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, (Fapern), Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, (MPT-RN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente ouviram as demandas dos mineradores e colocaram técnicos a disposição da cooperativa que centraliza a atividade de lavra da mineração no município, em uma área de 268 hectares.
“Somos pequenos mineradores, semelhante aos agricultores familiares. É uma atividade de subsistência há mais de 60 anos e o município depende deste setor que é o que mais emprega na cidade”, explicou Manoel Francisco Figueiredo (Nezinho), representante dos mineradores, salientando que todas as iniciativas para a retomada da atividades serão conduzidas pela nova gestão da cooperativa que será eleita nesta quinta-feira (11).
Estima-se que mais de 1.600 pessoas dependam direta ou indiretamente dessa cadeia produtiva. Recentemente, as frentes de garimpo da Serra do Poção, em Várzea (PB)passaram por interdições e fiscalizações por órgãos federais devido a questões de regularização e segurança do trabalho, impactando a continuidade da atividade em Ouro Branco (RN), que teve a extração do quartzito paralisada desde o início do mês.
Os mineradores de Ouro Branco pediram diálogo com representantes do poder público e solicitaram alternativas que permitam a continuidade do trabalho de forma regularizada, argumentando que a atividade é a principal fonte de renda da região. A Serra do Poção é a principal formação geográfica e acidente oreográfico de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, localizada a apenas 9 km do centro da cidade.
Ainda participaram da reunião: Rodrigo Rafael, Diretor de Relações Institucionais da ALRN, Luciano Santos, da Secretaria Estadual Extraordinária de Assuntos Federativos (SEAF), Luan Costa coordenador da Fapern, Antônio Gleydson Gadelha de Moura, Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Norte, Werner Farkatt Tabosa, diretor-presidente do Idema, Junior Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Ouro Branco e os vereadores Maysa Libânio, Josue Josedec de Mouro e Kleginaldo Medeiros.
O pré-candidato a deputado estadual Bibi Costa participou neste domingo da abertura da tradicional Festa da Colheita, no município de Ouro Branco, um dos eventos mais importantes para a valorização da cultura, da fé e do trabalho do homem e da mulher do campo.
A programação teve início com um café da manhã no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, seguido da celebração da Santa Missa na Igreja do Divino Espírito Santo, reunindo agricultores, famílias e toda a comunidade em um momento de fé, gratidão e confraternização.

Durante sua participação, Bibi Costa destacou a relevância da Festa da Colheita como uma manifestação que preserva as tradições do povo sertanejo e reconhece a dedicação daqueles que vivem da agricultura e fortalecem a economia rural.
Além das atividades religiosas e festivas, Bibi também acompanhou os preparativos para a tradicional Cavalgada da Palma, ressaltando a importância de manter vivas as raízes culturais e o espírito de união que marcam a identidade do povo seridoense.
“Que Deus continue abençoando nossas comunidades e fortalecendo as tradições que fazem parte da nossa história”, destacou Bibi Costa.
A presença do pré-candidato reafirma seu compromisso com a valorização das comunidades rurais, da cultura popular e das tradições que fazem parte da história e da identidade do Seridó.

Em parceria com o IBDI, ação teve início no dia 23 de maio nas Quintas e chegará também ao Planalto
O senador Styvenson Valentim lançou o Projeto Mãos de Obra em Natal — uma iniciativa de qualificação profissional voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto é executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Inovação (IBDI), organização com experiência consolidada na oferta de formação técnica para populações em situação de risco, e conta com o apoio dos vereadores Aldo Clemente e Preto Aquino. Os bairros das Quintas e do Planalto serão os primeiros beneficiados. O município de Macaíba também receberá o projeto.
As aulas tiveram início no dia 23 de maio na Escola Municipal Professora Angélica Almeida de Moura, localizada no bairro das Quintas, com uma turma de 22 mulheres. Após cinco sábados de formação — que contemplam os módulos de alvenaria, revestimento, pintura, limpeza pós obra e empreendedorismo —, o projeto avança para o bairro do Planalto, onde uma nova turma de outras 28 participantes receberá a mesma formação. Ao todo, 50 mulheres serão capacitadas em dois locais escolhidos por sua alta densidade populacional e significativo déficit de oportunidades de trabalho formal.
A metodologia combina teoria e prática: pela manhã, as participantes trabalham o conteúdo técnico com apoio de uma apostila norteadora desenvolvida pelo IBDI; à tarde, colocam literalmente a mão na massa — exercitando as técnicas aprendidas em atividades de aplicação real. O projeto ainda conta com um módulo de empreendedorismo, que orienta as mulheres sobre formalização, precificação de serviços e posicionamento no mercado.
Para o senador Styvenson Valentim, o projeto representa mais do que uma ação de qualificação profissional — é a tradução em prática de uma convicção: o desenvolvimento econômico que não inclui as mulheres não é desenvolvimento, é privilégio. “O que estamos fazendo aqui não é assistencialismo. É abrir uma porta que sempre esteve fechada para essas mulheres”, afirmou o parlamentar.
Segundo Sarine Fernandes, moradora do bairro e idealizadora do projeto Balé da Ralé, participar do curso tem sido uma experiência transformadora. “Como mãe, fizemos o mínimo que podíamos. Muitas mães de alunos estão aqui no curso, e juntas conseguimos fechar uma parede que estava aberta há quatro anos. Quando coloquei aquele tijolo, percebi que posso, sim, transformar a vida do meu filho por meio do conhecimento”, declarou.
Maria Aparecida, de 60 anos, moradora do bairro das Quintas e também aluna do curso fez questão de agradecer a oportunidade. “Estamos aqui realizando um sonho com esse Projeto Mãos de Obra. Agradeço ao professor por dividir conhecimento com a gente e também ao senador Styvenson por investir em um projeto bacana como esse”, declarou.
CUIDOTECA É GRANDE DIFERENCIAL
Uma das marcas do Projeto Mãos de Obra é a atenção ao que a coordenadora do IBDI, Ângela Montealvão, chama de “o principal obstáculo entre a mulher e o trabalho”: a ausência de com quem deixar os filhos. Para eliminar essa barreira, o projeto oferece, no mesmo ambiente das aulas, uma “Cuidoteca” — espaço com suporte pedagógico, brinquedoteca e lanche. “Quando você mexe com a mulher, você mexe com a estrutura familiar inteira. E quando você muda a família, você atinge a comunidade.” — Ângela Montealvão, coordenadora do IBDI. Nesta primeira turma, 13 crianças estão integradas ao espaço, sendo três delas com necessidades especiais.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Inovação chega a Natal trazendo um histórico já testado em campo. A instituição formou mais de 400 mulheres em projetos anteriores, incluindo duas comunidades populosas de Campo Grande (MS).
A filosofia do IBDI rejeita o modelo de intervenção externa descolada do território. “A ideia não é chegar como uma nave espacial que aterrissa e suga da comunidade”, explicou Ângela Montealvão. O projeto prioriza a contratação de profissionais locais como instrutores — mestres de obras, pintores e demais profissionais da construção que já vivem nos bairros —, criando vínculos de pertencimento e empregando a própria comunidade no processo de formação. É o caso de Jonathan Dantas, estagiário da escola em Pedagogia. “Sinto-me muito feliz e realizado por ter a chance de poder contribuir ainda mais com a educação das crianças da minha comunidade. Além disso, tem a questão da valorização profissional. Tenho muito gratidão pela oportunidade”, enfatizou.
O pré-candidato Jorge do Rosário acompanhou, na tarde desta segunda-feira (1º), o deputado federal General Girão durante visita ao canteiro de obras do Núcleo de Equoterapia do Semiárido (NESA), que está sendo construído no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró. O empreendimento será pioneiro na região Oeste do Rio Grande do Norte e tem como objetivo oferecer atendimento especializado a crianças e jovens com deficiência.
Durante a visita, Jorge destacou a relevância social do projeto para Mossoró e municípios vizinhos. As obras estão em estágio avançado e representam um importante avanço na ampliação da rede de atendimento voltada às pessoas com deficiência e suas famílias.
“O NESA nasce para transformar vidas. É um projeto grandioso, pioneiro e de enorme importância para o tratamento, a inclusão e a qualidade de vida de muitas famílias da nossa região. Ver essa obra avançando nos enche de esperança e mostra que investimentos bem direcionados geram resultados concretos para quem mais precisa”, afirmou Jorge.
O deputado General Girão (PL) foi responsável pela destinação individual de R$ 3,6 milhões para a construção da unidade. A visita também reuniu representantes de famílias atípicas dos municípios de Mossoró, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado e Baraúna, além de representantes da causa animal, que acompanharam de perto o andamento das obras e conheceram detalhes da estrutura que será disponibilizada à população.
Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento de desenvolvimento biopsicossocial. A prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e contribui para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social de pessoas com deficiência, transtornos do desenvolvimento e outras necessidades especiais, promovendo inclusão, autonomia e melhoria da qualidade de vida.
